Esse gesto que parece generoso pode na verdade ser risco um risco a saúde.

Você sabia que pode pegar ou passar doenças compartilhando itens de make com as zamigas?

Então fica ligadinha ai que eu vou falar algumas delas pra você!

1° Conjuntivite

conjuntivite

Uma das doenças mais incômodas para os olhos, a conjuntivite, pode ser transmitida através lápis de olho, pincéis, delineadores e máscara de cílios que sejam emprestados para alguém que esteja contaminado com bactérias e vírus causadores da doença.

Se você precisou emprestar esses itens deve tomar alguns cuidados, os lápis por exemplo devem ser apontados tanto para emprestar como para reutilizar, pincéis devem ser higienizados corretamente, lavados com produtos específicos como shampoo neutro ou detergente neutro e devem secar naturalmente deitados.Já a máscara o ideal é usar com aplicadores descartáveis, caso isso não aconteça o melhor é substituir por outra.

2° Herpes

herpes labial doenca

Um dos grandes riscos de compartilhar maquiagem está em dividir produtos para os lábios, como batons, gloss entre outros.

A herpes é uma das doenças mais fáceis de serem transmitidas dessa forma, ainda mais por aparecer se a imunidade estiver muito baixa, muitas pessoas tem herpes, a doença se mantém incubada apresentando episódios de crises.

Se não deu para evitar e você emprestou um batom para alguma amiga, a dica é remover a camada mais externa do batom com uma espátula ou papel higiênico. Já o Gloss o ideal é utilizar aplicadores descartáveis se for compartilhar.

Vale ressaltar que batons devem ser de uso individual.

3° Blefarite (Terçol)

Blefarite terçol

Pouca pessoa conhece o terçol por seu nome médico, blefarite.

Essa doença é uma inflamação na base dos cílios pode ser transmitida também através do compartilhamento de itens de maquiagem que se encostam à borda dos olhos como lápis, delineador, mascara, sombra e até mesmo os pincéis de esfumar.

Então amigassssss não se esqueçam de higienizar os pincéis antes de emprestar ou for usar em vocês mesmas.

4° Gripes e resfriados

Você pode pegar aquela gripe forte ou resfriado da sua amiga somente por emprestar o batom dela.

A contaminação segue a mesma lógica apresentada para os casos de herpes, a maquiagem serve como um transporte dos agentes causadores da doença de uma pessoa para outra.

5° Micoses

micose no rosto

Quando uma pessoa tem algum tipo de micose e, por exemplo, é aplica pó compacto com um pincel, ou mesmo uma esponja, e depois empresta o item para outra pessoa, pode estar transmitindo esses micro-organismos.

Itens como pincéis e esponjas de maquiagem carregam restos de tecido orgânico e queratina que podem criar o ambiente necessário para que ocorra uma cultura de fungos.

O resultado pode ser desde uma leve dermatite até quadros clínicos mais graves, como um caso que ficou muito famoso o da australiana que ficou tetraplégica porque usou um pincel de maquiagem de uma amiga que estava contaminada com bactérias.

Clique no link e veja a matéria completa 

Depois de conhecer essas doenças que você pode pegar. Você ainda irá compartilhar maquiagens sem os devidos cuidados?

É sempre bom sempre ficar atenta, lembrar que algumas doenças como herpes, conjuntivites e até mesmo micoses podem ser invisíveis num primeiro momento.

Pesquise

Publicidade

Maquiagem para noivas

Noivas

Maquiagem para Debutante

Debutante

Maquiagem para Book

Book

Maquiagem Social

Eventos

AGENDE E RESERVE SEU HORÁRIO AGORA MESMO     RESERVAR